CFM

Sobre o curso CFM

O Centro de Formação Missionária da Igreja do Nazareno (CFM) é uma escola vinculada ao Seminário Teológico Nazareno do Brasil (STNB) que oferece um programa acadêmico com ênfase missiológico para formar os candidatos ao campo missionário.

Sua finalidade é preparar o (a) aluno (a) para desenvolver um ministério efetivo além-fronteiras, para que ele (a) possa alcançar os objetivos da missão e enfrentar os desafios do campo. Para isso, oferece uma consistente base bíblica, teológica, missiológica e antropológica que prepara para a vida missionária. Também proporciona ferramentas práticas, administrativas, de evangelismo e discipulado para o plantio de novas igrejas e a revitalização das que já existem.

O CFM alicerça sua filosofia educacional e formativa nas bases que pautam as diretrizes das Missões Nazarenas Internacionais, a saber: capacitar novos missionários, auxiliar no envio de missionários para o campo, apoiar aos missionários no campo, educar indivíduos e congregações sobre o trabalho dos missionários em campo, ajudar a equipar missionários para retornar ao campo e orar pelos missionários que estão em “casa” e no exterior.

Faça sua pré-inscrição


Metodologia do curso

O programa acadêmico oferecido pelo CFM acontece em duas modalidades complementares, online e presencial.

A Especialização em Missões é ministrada parte online e parte no sistema residencial. Na primeira parte os estudantes determinam seu próprio tempo e local de estudo. Esta modalidade permite que o (a) profissional, pastor (a) ou missionário (a), seja capacitado sem ter que deixar de lado a dinâmica do seu cotidiano. A segunda parte do programa ocorre em regime de internato no campus do STNB localizado na cidade de Campinas – SP. Nessa modalidade o (a) candidato (a) será capacitado tanto na parte teórica como na parte prática e espiritual. Nesse processo formativo, será levado em conta o caráter, vivência em comunidade e competências do (a) candidato (a) à missionário (a).

O (a) candidato (a) que concluir satisfatoriamente as duas etapas estará apto (a) para prosseguir nos passos das Missões Mundiais, que é o departamento responsável pelo envio missionário da Igreja do Nazareno.

Por que cursar CFM?

16

Matérias

960

Horas de curso

12

Distritos conveniados

1

Polo presencial, na sede do STNB, em Campinas - São Paulo


A grade curricular de CFM consiste em 16 matérias

Teologia Bíblica Missionária (online)

Finanças Pessoais e Mordomia (online)

Bases Wesleyanas da Missão (online)

Teologia Contemporânea das Missões (online)

Desafios Missionários Nacionais e Internacionais

Elaboração do Projeto

Introdução a Linguística

Desenvolvimento Missionário e Cuidado da Saúde

Antropologia Cultural

Fenomenologia

Teologia do Sofrimento

Evangelismo Intercultural

Retorno do Missionário

A Igreja do Nazareno e o envio do Missionário

Projeto Missionário – Prática no Campo Missionário

Relatório de Projeto


Coordenador Mara Jeane Dantas Costa

Mara Jeane Dantas Costa, Reverenda ordenada pela Igreja do Nazareno. Potiguar, isto é, nascida no Estado do Rio Grande do Norte.
É fruto do ministério dos Missionários Jaime e Carolina Kratz ao implantarem a Igreja do Nazareno em Natal (RN).
Cursou Ministério Transcultural pelo Centro Evangélico de Missões em Viçosa/MG (2000-2001).
Por 17 anos serviu com Asas de Socorro na Amazônia.
É Assistente Social (UFRN), especialista em Gestão de Políticas Sociais (CEULS/ULBRA) e Antropologia Intercultural (UNIEVANGÉLICA). ​

Ronaldo Costa, Reverendo ordenado pela Igreja do Nazareno. Carioca, nascido no Município do Rio de Janeiro, técnico de Enfermagem, era funcionário público num hospital de emergência no Rio de Janeiro quando se juntou ao ministério de Asas de Socorro de forma integral, serviu por mais de uma década na Amazônia entre os povos das águas e da Floresta. É Bacharel em Teologia (FACETEN) e com pós-graduação em Antropologia Intercultural (UNIEVANGÉLICA). Servimos ao SENHOR, juntos, usando as nossas profissões de forma integral no ministério.







Requisitos para realizar o curso

1 - Ter mais de 18 anos
2 - Ter concluído o ensino médio (segundo grau)
3 - Ser membro da Igreja do Nazareno pelo menos há 2 anos (para aqueles que desejam ser missionários nazarenos)
4 - Carta de apresentação do candidato (chamado, projeção ministerial, projeto missionário, expectativas pessoais)
5 - Carta de recomendação pastoral
Observação: Em caso de casais, os dois candidatos devem cumprir como os requisitos e fazer a inscrição individualmente

Se interessou?

Então venha para o STNB.