Teologia

Sobre o curso Teologia

A teologia necessita ser trabalhada. Isto significa que fazer teologia não implica somente no fato de repetir conceitos elaborados em outros contextos, mas que demanda do teólogo um trabalho sincero, constante e profundo no entendimento das doutrinas bíblicas, tomando em conta o contexto e o tempo nos quais vive. Neste sentido, é fundamental estar conscientes da centralidade do conceito de Deus e da qualidade de vida que deve ter todo aquele que se acerca a este estudo. Como pessoas cristãs imersas no mundo cotidiano necessitamos ferramentas para relacionar entre si e com a realidade em que vivemos, os princípios bíblicos de nossa fé que recebemos do estudo das Escrituras. Ademais, como pastores e ministros necessitamos ter um quadro completo das implicações de nosso conhecer de Deus para nosso desenvolvimento pessoal e de nossa fé, o serviço ao nosso próximo e à sociedade em suas diferentes expressões.

Faça sua pré-inscrição


Modalidade EAD

O programa de Teologia na modalidade EAD oferecido pelo STNB é voltado para a formação de todos (as) aqueles (as) que buscam alcançar uma ampla capacitação ministerial e um aprimoramento teológico compatível com as necessidades do nosso tempo.

O EaD em Teologia é uma modalidade de capacitação acadêmico-ministerial que se utiliza da tecnologia como aliada e intermediaria para promover os estudos teológicos e impactar de maneira integral os estudantes envolvidos nesse ambiente virtual.

Este programa conta com um conteúdo unificado que segue a mesma grade curricular da Modalidade Semipresencial. Conta também com professores qualificados, especialistas na área de ensino e com tutores devidamente habilitados para prestar orientação acadêmica permanente. Além disso, o programa proporciona material didático atualizado.

Modalidade Semipresencial

O Novo Modelo de Educação Teológica se baseia na modalidade híbrida de ensino em que aproveita as salas de aula já existentes nos Polos de Educação Teológica Descentralizada (ETED) dos Distritos e a possibilidade tecnológica de ministrar conteúdos, desenvolver atividades e oferecer maiores recursos à distância.

A Modalidade Híbrida/Semipresencial oferecida através de Convênio com os Distritos da Igreja do Nazareno do Brasil será organizada em disciplinas de 3 créditos cada, o que representa uma Carga Horária fixa de 60 horas. Cada disciplina durará um mês e será estruturada por um professor Titular (especialista na área de conhecimento). Também o aluno será acompanhado pelo professor Presencial e por um Tutor.

Por que cursar Teologia?

45

Matérias

2700

Horas de curso

11

Distritos conveniados

14

Polos de ensino


A grade curricular de Teologia consiste em 45 matérias

Grade Teologia STNB

Coordenador Carlos M. Abejer

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7852030760168157

Natural da Argentina. É casado com Adriana e juntos tem duas filhas, Laura e Bruna. Ordenado ao Presbitério na Igreja do Nazareno em 2009. Exerceu o ministério pastoral de 2004 a 2019 na Igreja do Nazareno de Santo André. Desde março de 2019 serve integralmente no âmbito acadêmico. Tem experiência docente desde 2004 lecionando nas áreas de Teologia Sistemática, Teologia Bíblica, Teologia Armínio-Wesleyana, Eclesiologia, Hermenêutica Bíblica, Homilética Avançada, Bíblia e Pastoral. É professor em diversas instituições teológicas da Igreja do Nazareno (Brasil, Equador, Costa Rica, Argentina e Cabo Verde) tanto na modalidade presencial como virtual em vários níveis acadêmicos.

Também leciona na Faculdade Teológica Betesda de Jundiaí de São Paulo. Atua como Orientador de Tese no Programa de Mestrado do Seminário Nazareno das Américas de Costa Rica (SENDAS) e como Tutor na modalidade EAD do Seminário Teológico Nazareno do Brasil (STNB). É membro do Núcleo de Estudos Wesleyanos do Brasil (NEW). Sua linha de pesquisa abrange principalmente temas de Teologia, Eclesiologia e Pastoral. É Coordenador Teológico dos Programas Presencial, Semipresencial e EAD do Seminário Teológico Nazareno do Brasil (STNB). É Pós-Doutorando em Teologia pelo Seminário Teológico Evangélico Bíblico (SETEB – 2019). Possui Doutorado em Ministério pelo Nazarene Theological Seminary de Kansas City (NTS). Mestrado em Ciências da Religião com Ênfase na Missão da Igreja pelo Seminário Nazareno das Américas de Costa Rica (SENDAS). MBA em Gestão Eclesiástica e do Terceiro Setor pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (FTBSP – interrompido em 2018). É Pós-Graduado em Lato Sensu em Liderança Pastoral pela Faculdade Metodista Livre de São Paulo (FMLSP) e no Programa de Especialização em Estudos Wesleyanos pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Também possui Especialização em Tutoria em Educação e Docência do Ensino Superior e em Fundamentos Filosóficos e Tendências Sociológicas na Educação pelo Instituo Nacional de Ensino (INE). Graduado em Teologia pelo Seminário Teológico Nazareno do Brasil (STNB / convalidado pela Faculdade Unida de Vitória, FUV). Também é Pós-Graduando em Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro (UCAM – 2019) e Pós-Graduando em Lato Sensu em Psicanálise Clínica pelo Instituto Brasileiro de Formação (IBF – 2019).







Requisitos para realizar o curso

Recomendação pastoral
Foto 3X4
Cópia de RG e CPF
Cópia de Comprovante de endereço

Para aqueles que são chamados para o ministério e serão acompanhados pela junta de estudos ministeriais deverão também apresentar a recomendação da junta de estudos ministeriais.


Para aqueles que, estando no ministério atualmente e havendo começado seus estudos em outro Instituto Bíblico ou Seminário, desejem continuar e completar seus estudos no Polo de ETED credenciado ou na modalidade Online deverão:

- Cumprir com os requisitos anteriores.
- Preencher e entregar a “Solicitação de Transferência” de Programa, providenciado pelo Polo local.
- Anexar o histórico escolar da instituição de procedência e as ementas das disciplinas, para realizar a convalidação respectiva.

Se interessou?

Então venha para o STNB.